quarta-feira, 23 de outubro de 2013

CADERNO DE AVALIAÇÃO - PNAIC

Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões e sugestões - Caderno com reflexões sobre a avaliação e sugestões de atividades de diagnóstico e de acompanhamento dos processos de aprendizagem.


CLIQUE NO LINK A SEGUIR E SALVE O CADERNO EM PDF:

http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Cantinho de leitura

O Cantinho de leitura em sala de aula nos mostra o quanto nossas crianças gostam de ler.












8º encontro PNAIC - Canoinhas

O 8º encontro do PNAIC realizado dia 19 de outubro em Canoinhas com a turma 2 da orientadora de estudo Rosistela, nos mostra a motivação dos professores cursistas na apresentação das atividades como  a oficina realizada na contação de histórias escolhidas pelas duplas entre os acervos do PNLD, mostrando a riqueza dos livros que as escolas receberam do MEC e relacionado exemplos das diversas atividades que podem ser trabalhadas a partir desses livros.














sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Sequências Didáticas - turma 3 - Porto União

Sequência Didática " Os três Porquinhos"


 Prof. Joely Leite Schaefer E Prof. Angelica Sabrina Ferreira 
Orientadora de estudos PNAIC - Elizane Schiessl. 
Escola: EEB Nilo Peçanha – Porto União/SC 
Turmas: 1º ano 








Apresentação da Sequência


Alunos do 1º ano dramatizando a história dos 3 porquinhos. Relato do desenvolvimento da Sequência Didática “ Os três porquinhos”
Clique no link a seguir
https://docs.google.com/document/d/1kC-ksZhydUlCGlx9fIU-loCWcXMh7tRJ_wyDLjiueZ0/pub


 Sequência Didática “ HISTÓRIA DE DENTINHO” 

Prof. Rosangela Aparecida da Silva 
Orientadora de estudos PNAIC - Elizane Schiessl
 Escola: EEB Germano Wagenfuhr– Porto União/SC 
Turma: 3º ano




sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Relatos Sequências Didáticas - turma 1 - Canoinhas

Trabalho do PNAIC
Escola: EEB Frei Menandro Kamps
 Professora : Adriana Erhardt Zschap 
Turma: 1º ano
Orientadora: Ana Maria Bedretchuk 

Sequência Didática : As Plantas





Trabalho do PNAIC 
Escola: EEB GERTRUDES MÜLLER 
 Professora : SONIA REGINA PAZDA DAMBROSKI 
 Turma: 2º ano 
Orientadora: Ana Maria Bedretchuk 

 Sequência Didática : O MEIO AMBIENTE E A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

                       

Professora: Lucimari Carlos de Maria
 Turma: 3º ano
Orientadora: Ana Maria
EEB Frei Menandro Kamps
Sequência Didática: As Plantas no ecossistema
 

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Relatos Sequência Didática - turma 2 - Canoinhas/SC

Profª:  Eliane Maria Rampanelli
Turma: 3º ano
Escola de Educação Básica “Colombo Machado Salles"  Três Barras/SC

Orientadora de estudos: Rosistela Kotarski Müller

Sequência Didática: FOLCLORE

Áreas do conhecimento: Linguagem, ciências e geografia.
1. Objetivos:  -  Identificar manifestações do folclore brasileiro;
-  Compreender o significado de folclore
-  Compreender o que são lendas
-  Conhecer algumas lendas do folclore brasileiro
           -  Identificar os elementos organizacionais e estruturais das lendas e sua finalidade.
           - Sensibilizar-se pela necessidade de respeitar a si mesmo e aos colegas em relação às crenças, costumes e tradições que orientam nossos pensamentos e atitudes.
 - Realizar uma discussão oral, com desenvoltura, sobre o tema;
 - Desenvolver a capacidade de escutar, de dialogar e de respeitar os diferentes pontos de vista relativos ao folclore;
-  Identificar superstições folclóricas
-  Respeitar e valorizar a diversidade e a riqueza do folclore brasileiro.
                     -  Descobrir as principais manifestações folclóricas do nosso país, por região e conhecer alguns de seus personagens e suas características através do contato com histórias em quadrinhos;
                        - Valorizar fatos e acontecimentos históricos relacionados as lendas.
          - Desenvolver habilidades de leitura, de escrita e de interpretação;
          - Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo;
          - Utilizar os recursos existentes na escola como: Data show, sala de tecnologia e vídeos da biblioteca visando construir novos conhecimentos relativos ao tema da aula.
- Através da experiência realizada, produzir textos diferenciados tais como: Reestruturação e releitura de obras folclóricas, história em quadrinhos, elaboração de personagens, álbum seriado do folclore, fichas de leitura trava- línguas e parlendas.

2.    Conteúdos:
- Gêneros Textuais: Textos Literários ficcionais;
                                    Textos do patrimônio oral, poemas e letras de músicas;
- Produção de textos no formato:
Releitura de obras;
História em quadrinhos;
           Criação de personagem folclórico e sua Lenda;
Produção texto com figura folclórica;
                                               Elaboração de um álbum seriado com os personagens mais conhecidos e textos produzidos pelos alunos, digitados a partir da leitura de obras referentes aos personagens, pesquisa na internet e ao vídeo 21 histórias do folclore brasileiro.
                                                         Elaboração de fichas de leituras com parlendas e trava – línguas.
                                                           Cruzadinhas, adivinhas e o que é o que é?
                                                           Dobraduras personagens folclore.
                                                           Marca página personagens folclore.
                                                           Música: A Linda Rosa Juvenil
3.    Tempo estimado: 2 semanas

4.    Material necessário:           Computadores com acesso a internet
Data Show. Para o vídeo
Sala de Vídeo; Vídeo:
Material de consumo: Cartolina, pincéis, lápis colorir, tesoura, cola, etc.
Máquina digital: fotografar
Livros:            O Dez Sacizinhos
            A Cabra Cabriola
            Lendas do folclore
                                                     Músicas folclóricas

5.    Desenvolvimento:
1º Etapa:
Para iniciar o conteúdo abordado questionei os alunos sobre o que conheciam a respeito do tema folclore, significado, etc. pude observar que já traziam conhecimento prévio sobre o tema abordado. Em seguida apresentei aos alunos conteúdo sobre o que é folclore, principais mitos e lendas do folclore nas diferentes regiões do Brasil, com a finalidade de instigar a leitura sobre o folclore e fixar conhecimentos.
2º Etapa:
      Nesta aula primeiramente fomos a sala de vídeo onde os alunos puderam se deliciar com o vídeo de histórias contadas e cantadas pelo professor Valdeck de Garanhuns intitulado Lá Vem Histórias, + 20 histórias do folclore brasileiro da editora Cultura Marcas. Voltando a sala de aula, dividi a turma em grupos com dois alunos cada e combinamos a seguinte tarefa. Cada grupo recebeu um personagem do folclore que foi estudado anteriormente, e em seguida produziu um texto sobre o mesmo em um rascunho, após tiveram que reorganizá-lo e defini-lo. Para então posteriormente digitá-lo na sala de informática e imprimi-lo para a montagem de um álbum seriado das lendas do folclore brasileiro do 3º ano.
     
3ª Etapa:
      Os alunos acompanhados das professoras foram até a sala de informática digitaram o texto escrito anteriormente, sendo orientados pelas professoras e após digitação formatados os textos, puderam imprimir e retornar à sala de aula. Na sala cada grupo pode colorir o seu personagem do folclore e após montamos o álbum seriado.

4ª Etapa:
      Neste momento retomei as atividades sobre folclore, porém desta vez fomos ao pátio da escola nos assentamos à sombra de uma árvore e alunos distribuídos em círculo à professora iniciou a contação da história dos “Dez Sacizinhos” obra literária disponibilizada pelo pnaic, enquanto lia ia mostrando as imagens. Após a leitura a professora começou a interpretação da história oralmente. A história tem em sua passagens fatos culturais que mães e pais passam aos seus filhos diariamente. A professora fez esta abordagem explicando o por que da preocupação das mães com estes assuntos e desmitificou alguns. Questionou os alunos sobre algum deles ter visto tais personagens folclóricos, que foram apresentados até então. As crianças tiveram um tempo para falar e dar sua opinião. Após diálogo, voltamos para a sala e a professora propôs uma releitura da obra no formato História em Quadrinhos. Os alunos adoraram a ideia a professora distribuiu papel A4 e os mesmos já foram dobrando e medindo seus papéis para saber quantas partes teriam a história e iniciaram a produção.

5ª etapa.
             Os alunos do 3º ano irão participar da Expo-folclore no dia 04/10/2013, com a encenação da música “A Linda Rosa Juvenil”. Então aproveitei a oportunidade para apresentar às crianças músicas folclóricas, brincadeiras como trava-língua e parlendas, outros gêneros textuais. A turma conta hoje com 18 alunos sendo que todos irão participar da apresentação. A professora distribuiu os personagens e iniciamos com a audição da música para posteriormente cantarmos. Durante os ensaios no pátio alguns alunos preferiram trocar os personagens, o que foi feito sem problemas respeitando a opinião e a disponibilidade de cada um. Em seguida voltamos para a sala de aula e a professora colocou outras músicas folclóricas para os alunos ouvirem enquanto realizavam as tarefas folclóricas: Adivinhas, O que é o que é? Cruzadinha folclórica e conforme iam terminando as tarefas pegavam em uma caixinha no cantinho da leitura, fichas com parlendas e trava-línguas para leitura e ao final da aula tiveram a oportunidades de estarem lendo e trocando com os colegas.
6ª Etapa:
            Uma aluna trouxe para a aula um livro da Turma da Mônica intitulado Brincando de Folclore do autor: Maurício de Souza, editora: Girassol, “Cabra Cabriola”. Então aproveitei para usá-lo como recurso pedagógico. Novamente fomos até o pátio nos assentamos em círculo, pedi a aluna que nos contasse a história, a mesma preferiu que a professora lesse o livro já que ela tinha vergonha. A professora iniciou a história, todos estavam curiosos e prestaram muita atenção, já que não conheciam esta história inclusive a professora. A história é muito interessante. Quem tiver a oportunidade leia ela pode ser encontrada no site www.monica.com.br. Fala de um personagem conhecido do folclore, porém, não com este nome. Voltamos a sala de aula a professora pediu aos alunos que contassem coletivamente a história da Cabra cabriola e em seguida propôs que escrevessem a história num rascunho observando as regras ortográficas, a pontuação a coesão de ideias, etc. para após passá-la em folha própria.

7ª Etapa:
Nesta etapa a professora explicou aos alunos que dentro do tema folclore temos a brincadeiras e as comidas típicas passadas de geração a geração e cada uma pertence uma região do nosso Brasil assim como as lendas e mitos.
Então como muitas das brincadeiras já são conhecidas a professora propôs que nesta semana e em outra os mesmos tivessem brincando na hora do recreio com os colegas de turma e com outros colegas da escola.
Como a professora também trabalhou o mesmo tema com alunos do 5º ano com pesquisas e apresentação de trabalhos em grupo, pediu aos mesmos que viessem expor seus trabalhos e brincadeiras aos alunos do 3º ano trocando assim informações e experiências.
 As brincadeiras foram monitoradas por alunos do 5º ano e observadas e fotografadas pela professora regente. As brincadeiras mais comuns foram: Amarelinha, cabra cega, pula corda, trava-lingua, taco (bets), roda, cerrador, adivinhas, caixinhas de perguntas, etc.

8ª Etapa:
            Neste momento os alunos comeram comidas típicas do folclore de nossa região como: pipoca e canjica e enquanto dialogávamos sobre as atividades realizadas sobre folclore a professora questionou se gostaram das tarefas realizadas, os alunos trocaram ideias e conhecimentos adquiridos. Um aluno fez uma observação e disse; __Professora. Se o mito é uma coisa que a gente não pode explicar e as lendas são as histórias que as pessoas vão contando umas para as outras por que nós não inventamos uma lenda então?
            Os colegas ficaram tão entusiasmados com a ideia que propus então aos alunos que criassem seus personagens do folclore e que escrevessem a lenda sobre ele. Após socializaram com os colegas suas produções, passaram em folha própria e arquivaram o rascunho no portfólio. As produções foram muito criativas alguns alunos juntaram dois personagens já existentes, criaram um novo e escreveram a lenda sobre ele, outros alunos inventaram um personagem totalmente novo.
            Para finalizar pedi aos alunos que fizessem um relato sobre tudo que aprenderam sobre folclore.
Direitos de aprendizagem abordados nesta sequência didática:
·         Participar de interações orais em sala de aula;
·         Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações;
·         Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças;
·         Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;
·         Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia;
·         Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba.
·         Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades;
·         Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.
·         Aprender como a ciência constrói o conhecimento sobre os fenômenos naturais.
·         Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.
Com esta sequência didática os alunos puderam aprender o conceito de mito e lenda, o que é folclore, produzir textos a partir de leitura e vídeos propostos, trocar ideias e informações, participar de debate e expor conhecimento prévio, dar sugestões a respeito de produções textuais, escrever e reescrever seus textos observando ortografia correta, pontuação, concordância. etc. Puderam fazer relação entre algumas lendas que as pessoas contavam, para tentar explicar fatos sobrenaturais que aconteciam na época e que não tinham uma explicação científica que a justificasse.

2.    Avaliação: A avaliação foi realizada no decorrer da realização das atividades, nas produções dos alunos, na participação, execução das tarefas e interesse apresentado.


Avanços e recuos: Os avanços estão sendo visíveis no processo de alfabetização mesmo para os níveis menos avançados, desenvolvendo atividades inovadoras e prazerosas para os alunos.
   
         
BIBLIOGRAFIA:
FNDE. Pnaic-  Dez Sacizinhos. Editora Paulinas- 2013
Mauricio de Souza. Turma da Mônica. A Cabra Cabriola. Editora: Girassol. 2012.
Valdeck de Garanhuns intitulado- Lá Vem Histórias, + 20 histórias do folclore brasileiro.  Vídeo. Editora Cultura Marcas.
BIBLIOTECA DA ESCOLA. Livro todas as lendas.
Fontes pesquisadas:
Fonte: "Sítio: Ensinar - Aprender. Texto: As lendas". Disponível em:
<http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/08/ html>.
 Fonte: "Sítio: Brasil Escola. Curiosidades: Supertições". Disponível em: <http://www.brasilescola.com/curiosidades/supersticao.htm>. Acesso em: 19 de jun. 2013.

Professoras:  Jussara Kuchler e Ana Carla F. Wictor
Turmas: 2º e 3º ano
Escola de Educação Básica “Balduíno Cardoso"  Porto União/SC

Orientadora de estudos: Rosistela Kotarski Müller

Sequência Didática: Folclore